A antiga trilha de boiadeiros, depois conhecida como Rua da Real Grandeza e, finalmente, como Avenida Paulista, ficava em terrenos que foram adquiridos em 1890 pelo engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio de Lima e seus associados, para realizar um empreendimento imobiliário.
A região foi demarcada, urbanizada e ligada por bondes ao resto da cidade. Recebeu tratamento urbanístico inspirado nas avenidas européias, sendo arborizada com ipês roxos e amarelos, magnólias e plátanos. Foi inaugurada em 8 de dezembro de 1891, com três quilômetros de extensão e três faixas de trânsito: para carruagens e cavaleiros, pedestres e bondes.
Transformada em uma das regiões mais nobres da cidade, sediou os palacetes dos barões do café e os casarões rodeados por grandes jardins particulares, dos imigrantes enriquecidos na indústria e no comércio, com sofisticados projetos de arquitetura da Belle Époque num grande ecletismo de estilos, como o art noveau, o mourisco e o neoclássico.
A partir da década de 50, a Avenida Paulista adquiriu importância como via de serviço e comércio e entrou em acelerado processo de verticalização, com a demolição dos antigos casarões e a construção de edifícios comerciais e residenciais. Nos anos 70, a avenida é o endereço preferido para a instalação da matriz de grandes bancos, empresas multinacionais e para a construção de modernos e ousados arranha-céus.
Para você que curte a História de São Paulo, apresentamos uma
PROMOÇÃO INCRÍVEL. Compre o livro "Memorias do Tatuapé – Uma viagem às origens nos séculos XV a XVII", onde conhecerá passagens por São Vicente, Santos, Cananeia, Iguape, Piratininga, a formação de São Paulo e os bairros dos Brás, Mooca, Tatuapé e Penha.
Veja os detalhes da promoção e escolha como comprar o seu exemplar.
O ALÔSP, produziu a capa, criou o site do livro e integrou uma loja virtual ao website. Garantimos que você poderá adquirir tranquilamente o seu exemplar com toda a segurança e privacidade através dos parceiros Mercado Pago e PagSeguro. Clicando no botão abaixo você irá para o site Memórias do Tatuapé, poderá ler o release do livro e depois decidir se quer comprar.