Principal cartão-postal da cidade de São Vicente (SP), a Ponte Pênsil completou 100 anos em 21 de maio*. Utilizada como via de ligação entre a Ilha de São Vicente e a Praia Grande, a estrutura foi inaugurada em 1914 com o objetivo de sustentar as tubulações que levavam o esgoto produzido em Santos e São Vicente, para ser lançado na Ponta de Itaipu, em Praia Grande.
Construída pela antiga Comissão de Saneamento de Santos, a Ponte Pênsil, primeira do gênero no Brasil, foi projetada, em 1910, pelo engenheiro sanitarista Francisco Rodrigues Saturnino de Brito (1864-1929), considerado um pioneiro do setor no país. Além da ponte, Saturnino planejou um eficiente sistema de esgotamento sanitário e os canais de Santos. Na época, o progresso urbano aliado à falta de planejamento levou a cidade a uma crise epidêmica, com surtos de febre amarela e tifoide, malária, varíola e peste bubônica. Com as obras de saneamento, Santos livrou-se da insalubridade.
A inauguração
Com festa e repercussão internacional, a inauguração da Ponte Pênsil no dia 21 de maio de 1914 marcou, oficialmente, o início do funcionamento do sistema de saneamento de Santos e São Vicente. Participaram da cerimônia autoridades locais e políticos como o então prefeito de São Paulo, Washington Luís, além de senadores, deputados, autoridades consulares e eclesiásticas. Membros do Automóvel Club de São Paulo também desceram a Serra para transitarem, pela primeira vez, pela Ponte.
“Esta ponte, elegantemente lançada, e que representa um melhoramento de incontestável valor, causa desde o primeiro golpe de vista uma impressão magnífica com o seu todo monumental”
Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo, em 22 de maio de 1914
Bandeiras ornamentaram a estrutura no dia da inauguração, e a municipalidade ofereceu aos convidados um lunch ao ar livre; no local, foram expostas duas pinturas de Benedicto Calixto (1853-1927) representando a obra de engenharia. Saturnino de Brito, que estava a trabalho no Recife, cidade onde também idealizou importantes obras de saneamento, enviou um telegrama de congratulações.
A ponte hoje
Na década de 1970, foi construído o Emissário Submarino de Santos, sistema mais eficiente que possibilitava o lançamento do esgoto a cerca de 6 km da praia. Com isso, as tubulações da Ponte Pênsil deixaram de ser utilizadas. Sua estrutura, agora, recebe o trecho de uma adutora de água tratada que atende Santos e São Vicente. Atualmente, a via também passa por uma reforma que substituirá os 16 cabos de aço que a sustentam, mas que manterá sua estrutura metálica original - uma obra de engenharia complexa, inédita no Brasil.
*Matéria publicada em Maio de 2015.
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