Ônibus elétrico dos anos 1940 abre nova mostra “Rodas e Trilhos”


Sexta-feira | 31 de maio, 2019 | 09h18


Programação especial na Fundação Energia e Saneamento de São Paulo. Não perca!

Neste sábado, dia 1º de junho, o Museu da Energia de São Paulo inaugura a exposição inédita “Rodas e Trilhos: Eletricidade nos Transportes”. Instalada no andar térreo, a mostra apresenta a história de bondes, trens e ônibus elétricos e sua expansão pelo Estado de São Paulo. No dia de abertura, em parceria com o Museu dos Transportes e a SPTrans, o pátio interno do museu abrigará um dos primeiros trólebus a circular em São Paulo, o modelo Brill, fabricado nos anos 1940 nos Estados Unidos.

 

Trólebus “ACF Brill”, do acervo do Museus dos Transportes da SPTrans, estará exposto neste sábado no Museu da Energia de São Paulo. Foto: Acervo FES

 

A exposição também irá explorar a trajetória de outros meios à tração elétrica como o metrô e o recente VLT, além do futuro do transporte individual com os carros elétricos. Além de painéis, fotos e documentos, a mostra terá vitrines de objetos, com itens que fizeram parte do sistema de transporte elétrico da Capital, como uma manivela de acelerador de bonde de 1900 e um comando automático de estação de trólebus dos anos 1950 – o que havia de mais moderno à época, o aparelho antecede os computadores atuais que permitem o gerenciamento remoto.

 


Mostra também apresenta trajetória de bondes elétricos no interior paulista, como na cidade de Sorocaba. Foto: Acervo FES

Serviço:

Fundação Energia e Saneamento
Exposição “Rodas e Trilhos”
Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos, São Paulo
Tel.: (11) 3224-1499

A exposição tem entrada gratuita e foi viabilizada por meio de aporte oriundo do Edital 01/2018 Modernização de Museus – Prêmios, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).