Exposição celebra os 120 anos dos bondes elétricos em São Paulo


Terça-feira | 30 de abril, 2019 | 20h10


Há exatos 120 anos, em abril de 1899, era criada em Ontário, no Canadá, a companhia São Paulo Light & Power, com o objetivo de explorar e implantar o serviço de bondes movidos à tração elétrica na Capital paulista.

 

Bonde elétrico da Light, do modelo “camarão”. S.d. Foto: Arquivo FES

 

Como forma de celebrar o marco, a Fundação Energia e Saneamento lança, neste feriado de 1º de maio, a exposição “Bondes Elétricos em São Paulo”, que ficará na Estação Paulista da Linha 4-Amarela do Metrô até o dia 20/5. Ilustrados com imagens icônicas da cidade, os 20 painéis da mostra relembram a trajetória deste meio de transporte em São Paulo até a sua extinção, em 1968.

O público poderá conferir, entre outros momentos, a dinâmica da cidade e o comportamento da população com a chegada do primeiro bonde elétrico da Light, “Barra Funda - Largo de São Bento”, na Alameda Barão de Limeira, além da inauguração de outras linhas, como a do “Bom Retiro” e “Penha”, e como este novo meio de transporte transformou a paisagem paulistana, em um período de acentuado crescimento econômico e populacional.

 

Multidão cerca o primeiro bonde elétrico da Light a circular em São Paulo, na Alameda Barão de Limeira. 7/5/1900. Foto de Guilherme Gaensly / Arquivo FES

 

A maioria das imagens da exposição são registros de Guilherme Gaensly, fotógrafo e imigrante suíço contratado pela Light no início do século XX para registrar as obras da empresa na Capital. Atualmente, a Fundação dispõe do maior acervo conhecido de Gaensly.

Após o período na Estação Paulista, a mostra segue para a Estação Oscar Freire, de 3 a 28 de junho, e finaliza na Estação Faria Lima, de 1º a 31 de julho.

 


Para adquirir as publicações históricas da Fundação Energia e Saneamento de São Paulo clique no botão que leva ao site onde verá as obras.

              Publicações Históricas da FES 

Para você que curte a História de São Paulo, apresentamos uma
PROMOÇÃO INCRÍVEL. Compre o livro
"Memorias do Tatuapé – Uma viagem às origens nos séculos XV a XVII", onde conhecerá passagens por São Vicente, Santos, Cananeia, Iguape, Piratininga, a formação de São Paulo e os bairros dos Brás, Mooca, Tatuapé e Penha.

Veja os detalhes da promoção e escolha como comprar o seu exemplar.