Epidemias e o transporte público nos clippings da Light



Quinta-feira | 21 de maio, 2020 | 16h44          Publicação conjunta com Alô Tatuapé


Em meados do século XX, o repórter Antonio Constantino, do jornal “A Gazeta” – circulou entre 1906 e 1979 – já apontava a impossibilidade de os passageiros do transporte público se protegerem do vírus influenza que trazia a temida gripe.


Da Fundação Energia e Saneamento (FES)

Não é de hoje a preocupação com vírus e sua propagação em áreas urbanas densas como São Paulo. Em fase final, o projeto de catalogação e digitalização de clippings históricos do acervo da Fundação Energia e Saneamento também revela outros momentos em que entraram em pauta, na imprensa, os temores relacionados à saúde pública, como um surto de gripe, em 1945, no Brasil (veja aqui a animação no Instagram).

 

Memória de São Paulo: a influenza e o transporte público em 1945. Imagem: FES

 

Entre um dos mais de 800 mil recortes de jornais brasileiros presentes no acervo, destaca-se um artigo no período da Segunda Guerra sobre a chegada de uma influenza trazida da Europa e que, especulava-se, poderia ter vindo “acompanhada” dos soldados brasileiros que lutaram na Itália.

artigo do jornal “A Gazeta” destaca a superlotação de bondes elétricos e ônibus e os problemas decorrentes da aglomeração de passageiros, motivo que levou o departamento de comunicação da antiga companhia de energia Light a recortar e guardar, à época, em seu conjunto de clippings, a matéria crítica à condução da empresa na questão da gestão dos bondes.


Os recortes de jornais podem ser conferidos no acervo online da Fundação e informações para consulta ao material podem ser obtidas pelo e-mail pesquisa@energiaesaneamento.org.br. O projeto nos clippings foi viabilizado com o Edital de Apoio à Digitalização de Acervos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Acesse aqui.