Juca Pato é uma criação do jornalista Lélis Vieira e do ilustrador Belmonte. Desenhos de Benedito Carneiro Bastos Barreto, conhecido apenas como Belmonte, também ilustram a capa do livro “Memórias do Tatuapé”, do escritor Gerson Soares. “As ilustrações do Belmonte falam por si só”, diz.

 

Personagem Juca Pato, do jornal Folha da Manhã, apresentava as demandas e frustrações do paulistano e fez sucesso nos anos 1920, 30 e 40. Imagem: Acervo FES

 

Ao longo do trabalho de catalogação e digitalização dos clippings da companhia Light, executado pela equipe da Fundação Energia e Saneamento, um personagem do noticiário paulistano tem surgido com frequência nos recortes de jornal: o Juca Pato. Criado em 1925 pelo jornalista Lélis Vieira e pelo ilustrador e chargista Belmonte na “Folha da Manhã”, atual Folha de S. Paulo, Juca Pato tornou-se popular ao representar o cidadão comum e seus anseios. Refletindo sobre o cotidiano da cidade de forma crítica, endereçava alguns de seus desabafos à Light, motivo pelo qual as suas charges e notas foram selecionadas e arquivadas, à época, pelo Departamento de Relações Públicas da empresa.

 

Personagem Giloca do ilustrador e escritor Belmonte. Foto: Acervo FES - clique aqui para ver a tira inteira

 

Algumas das charges apresentam demandas sobre o serviço de bondes elétricos, como o pedido por novas linhas, mas também observavam, com humor, situações do cotidiano na cidade em transformação e seus novos símbolos, como os postes e bondes da Light. Em 1927, Belmonte também criou a Giloca, manifestando-se sobre os novos papéis da mulher na sociedade. Histórias da personagem nos bondes elétricos também aparecem no conjunto de clippings da companhia de energia.

 


Museu da Energia de São Paulo – Fundação Energia e Saneamento fica na Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos, Centro, SP. Telefone: (11) 3224-1499.
Acesse: www.museudaenergia.org.br

Para você que curte a História de São Paulo, apresentamos uma
PROMOÇÃO INCRÍVEL. Compre o livro
"Memorias do Tatuapé – Uma viagem às origens nos séculos XV a XVII", onde conhecerá passagens por São Vicente, Santos, Cananeia, Iguape, Piratininga, a formação de São Paulo e os bairros dos Brás, Mooca, Tatuapé e Penha.

Veja os detalhes da promoção e escolha como comprar o seu exemplar.

O ALÔSP, produziu a capa, criou o site do livro e integrou uma loja virtual ao website. Garantimos que você poderá adquirir tranquilamente o seu exemplar com toda a segurança e privacidade através dos parceiros Mercado Pago e PagSeguro. Clicando no botão abaixo você irá para o site Memórias do Tatuapé, poderá ler o release do livro e depois decidir se quer comprar.